COCHRANE 

Miguel Torres Teixeira Leite, Médico Especialista da SBRT

Radiooncologista do Instituto de Radioterapia São Francisco e Sta. Casa de BH - MG

maio de 2015


A Instituição

O Grupo Colaborativo Cochrane (Cochrane Collaboration) é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos, constituída por 31.000 voluntários em 120 países, tendo sua sede social em Londres, na Inglaterra. Não aceita financiamento privado, o que garante sua independência científica.

Tem por finalidade organizar de forma crítica e sistemática as informações na área da saúde, permitindo aos profissionais e aos pacientes adotar intervenções de acordo com os princípios da medicina baseada em evidência.

A medicina baseada em evidência enfatiza o emprego dos resultados de estudos clínicos bem desenhados e adequadamente conduzidos advindos de meta-análises, revisões sistemáticas e estudos clínicos randomizados, que são publicados na The Cochrane Library.

Acredita-se que apenas cerca de 10 a 35% das intervenções médicas sejam baseadas em estudos clínicos controlados.

Foi fundada em 1993, baseada nas recomendações de Archibald Leman Cochrane.(1909–1988), médico e epidemiologista escocês. Ele enfatizava que como os recursos serão sempre limitados, estes deveriam ser utilizados da forma mais criteriosa possível e amparados por estudos adequadamente conduzidos e avaliados quanto a sua efetividade. Recomendava a utilização de estudos controlados e randomizados por serem fonte mais confiável de informações quando comparado a de outros métodos de evidência

O Grupo Cochrane tem assento na Organização Mundial de Saúde (OMS) como parceiro não governamental e em 1995 através do Cochrane Consumer Network incorporou a participação dos pacientes nos processos de revisão.

Em 1996 o Centro Cochrane do Brasil foi estabelecido em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

 


A identificação

O logotipo ilustra os resultados de uma meta análise publicada por Crowley P. em 2004. Um gráfico florest plot compara sete estudos empregando corticoterapia versus placebo em mulheres com parto prematuro. Demonstram o impacto da medicação, como fator de proteção na diminuição da mortalidade.


Como colaborar

Existem duas maneira de colaborar com a Cochrane doando seu tempo ou através de uma contribuição financeira. Qualquer interessado pode:

  1. Preparar uma revisão Cochrane contatando um dos 53 grupos de revisão e propondo um tópico. Se o tema for aceito recebe-se suporte e treinamento adequado para realização do trabalho.
  2. Traduzir uma revisão já publicada
  3. Ajudar a pesquisar dados no projeto EMBASE.

Radioterapia no Cochrane

Até abril de 2015 existiam 205 revisões englobando o tema radioterapia. Este ano foram publicados os seguintes tópicos que podem ser acessados através da página www.cochranelibrary.com

  1. Hysterectomy with radiotherapy or chemotherapy or both for women with locally advanced cervical cancer.
  2. Radiotherapy for advanced-stage aggressive non-Hodgkin lymphoma.
  3. Radical radiotherapy for stage I/II non-small cell lung cancer in patients not sufficiently fit for or declining surgery (medically inoperable).
  4. Steroids, radiotherapy , chemotherapy and stents for superior vena caval obstruction in carcinoma of the bronchus.
  5. Adjuvant treatment after hysterectomy for uterine leiomyosarcoma.
  6. Adjuvant chemotherapy for resected early-stage non-small cell lung câncer.
  7. Interventions for preventing osteoradionecrosis of the jaws in people receiving head and neck radiotherapy.
  8. Interventions for the treatment of brain radionecrosis after radiotherapy or radiosurgery.
  9. Palliative radiotherapy regimens for patients with thoracic symptoms from non-small cell lung cancer.
  10. Positron emission tomography-adapted therapy for first-line treatment in individuals with Hodgkin lymphoma.
  11. Chemotherapy for children with medulloblastoma.
  12. Stereotactic radiotherapy for vestibular schwannoma.

Inúmeras outras revisões com temas de aplicação prática podem ser encontrados incluindo várias áreas da radioncologia.

Importante salientar que os autores se comprometem a fazer uma atualização das revisões a cada dois anos, o que aparece ao lado do título do trabalho com o ícone Up (update); as conclusões podem se alterar com o tempo identificada com Cc (conclusion changed) ou a revisão pode ser retirada por falta de atualização W (withdrawn) .

As revisões Cochraine representam um trabalho alicerçado pela melhor metodologia atualmente disponível, elaborada por uma instituição sem finalidades lucrativas e a margem dos interesses econômicos. Tem participação voluntária, democrática, conta com a participação dos pacientes, é amplamente divulgada e constantemente atualizada.


Para saber mais

 

  • http://www.cochranelibrary.com/
  • cochrane.bireme.br/portal/php/index.php
  • http://www.centrocochranedobrasil.org.br/cms/